segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vocais dos cantores!


Hoje o assunto é sobre o vocal, a parte instrumental que um cantor executa. Assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão; a voz também é um instrumento. Na música da atualidade tem um fator que atrapalha bastante na recepção desses vocais: o auto-tune; ele é usado para deformar ou corrigir as notas musicais porém ele deixa a voz com um aspecto computadorizado.

Resolvi pegar a notícia principal dos sites relacionados a música de hoje; é a respeito do novo dueto de Rihanna com Britney Spears o remix de S&M. O que eu separei foram duas versões (só da Rihanna), uma instrumental e outra só vocal, confira:



Na versão vocal, ainda dá para notar algumas alterações na voz, mas mesmo assim percebemos a afinação da cantora. Fiz esse post para comprovar a minha ideia do post anterior sobre Rebecca Black e o que estragava sua música.

O uso do auto-tune (ou a falta dele) pode comprometer a música e o artista, mas já digo, não julguem um artista se ele canta bem ou mal é preciso analisar bem isso! Nós ouvintes, me incluo nesse grupo, não temos nem capacidade para tal julgamento, na hora do trabalho vocal o cantor tem uma grande percepção da sensação vibratória sentida de modos diferentes segundo a mobilização de sua laringe, a harmônia do som laríngeo e a altura do tom.

E ainda eles têm que pensar no que chamamos de  sensações auditivas que variam em função do lugar  onde o cantor se encontra e em função da acústica. Algumas vezes parece que sua voz vibra demais já em outras, ele a escuta mal e sua voz está em um tom baixo. Se o cantor não quiser forçar a sua voz, deverá estar atento às sensações internas-musculares e vibratórias porque elas não variam e não dependem do lugar onde o artista se encontra.

 Essas percepções que um cantor deve ter, foi um breve resumo do que entendo dessa área na música,  cantar é quase que um trabalho físico pesado. O cantor tem que ter a sensibilidade em perceber diversas coisas que para nós, os receptores de seus trabalhos, não temos esse conhecimento. Quem canta e faz sucesso está lá por que é um profissional, ele sabe cantar. O vocal é o cérebro de uma canção, com ele podemos alterar totalmente o sentimento expresso pela música, ele é quem vai guiar as batidas, os acordes e etc; é o regente de toda a obra e vocês vão ter que convir comigo por razões óbvias, ele é o principal da música.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More